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Como tirar a placa preta no Fusca 1974



Para muitos proprietários de carros com mais de 30 anos de fabricação, possuir a placa preta virou sonho de consumo. Ela dá ao veículo o cobiçado selo de “coleção” e valoriza o bem.


Mas entre o sonho e a realidade há obstáculos nem sempre fáceis de superar. A Resolução 56 do Contran, que criou a placa preta em maio de 1998, diz no inciso II do Artigo 1º que o veículo deve “conservar suas características originais de fabricação”, e o rigor na verificação desses itens varia de clube para clube.


Realizamos o procedimento do @fuscabraqnuinho74 através do Automovel Club do Brasil, fundado em 1907, sendo um dos mais rigorosos do País na concessão da placa preta. Para se habilitar à vistoria, tive que me tornar Sócio do Clube (R$ 1.000,00) e realizar a inspeção do veículo.


A vistoria e inspeção, verifica itens de “mecânica”, “parte elétrica”, “parte externa

do veículo” e “interior do veículo”, todos com diversos subitens na análise. A cada um desses subitens são atribuídos pontos, de zero a cinco. Para ser aprovado, o carro tem de somar no mínimo 80 pontos, em 100 possíveis. O ideal é que o carro esteja o mais próximo possível da originalidade. E, por originalidade, entenda-se peças originais, e não apenas no padrão original.


Passando no crivo e análise, O fusca ganha o selo do Clube e o Certificado de Originalidade com o QR Code de homologação. Esse documento é entregue ao Detran, que providenciará a alteração da categoria ao automóvel, de “passageiro” (PAS/Automóvel) para “coleção” (COL/Automóvel). Uma nova "placa preta" no modelo Mercosul, é emitida.


Com isso a tradicional placa preta, que por muitos anos foi sinônimo de carros antigos e clássicos, agora muda de cor e entram os caracteres prateados.



Entenda a Pontuação:


Equipamentos obrigatórios: limpador de para-brisa, freio de estacionamento, roda sobressalente, macaco e chave de roda, extintor de incêndio, triângulo de segurança, funcionamento de luzes (faróis, faroletes de ré, de placas, setas, quando pertinentes).


1) Mecânica (34 pontos)

Motor: Bloco de motor/coletores (0 ou 5)*


Latarias (5)

Carburador/filtro de ar (3)

Distribuidor/cabos de velas (0 ou 3)*


Transmissão: Caixa de câmbio/diferencial (0 ou 2)*

Suspensão: Amortecedores/elementos essenciais (0 ou 2)*

Rodas (5)

Pneumáticos (4)

Freios (5)


2) Parte elétrica (11 pontos)

Voltagem (0 ou 4)*

Instalação elétrica (0 ou 2)*

Dínamo/alternador (3)

Bobina/magneto 0 ou 2)


3) Parte externa do veículo (33 pontos)

Carroceria 5)

Pintura (8)

Cromados, frisos e adornos (5)

Para-choques 5)

Calotas 3)

Faróis e lanternas (0 ou 5)

Vidros (0 ou 2)


4) Interior do veículo (22 pontos)

Painel (6)

Estofamento 4)

Laterais de porta/forração de chão (3)

Forração de teto 2)

Volante (3)

Tapetes (0 ou 2)*

Maçanetas (0 ou 2)*


* Não há pontuação intermediária. Ou é nota máxima, ou zero.

 
 
 
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Criado orgulhosamente por Leandro Claro

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