Como tirar a placa preta no Fusca 1974
- Leandro Maraccini Claro
- 10 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

Para muitos proprietários de carros com mais de 30 anos de fabricação, possuir a placa preta virou sonho de consumo. Ela dá ao veículo o cobiçado selo de “coleção” e valoriza o bem.
Mas entre o sonho e a realidade há obstáculos nem sempre fáceis de superar. A Resolução 56 do Contran, que criou a placa preta em maio de 1998, diz no inciso II do Artigo 1º que o veículo deve “conservar suas características originais de fabricação”, e o rigor na verificação desses itens varia de clube para clube.
Realizamos o procedimento do @fuscabraqnuinho74 através do Automovel Club do Brasil, fundado em 1907, sendo um dos mais rigorosos do País na concessão da placa preta. Para se habilitar à vistoria, tive que me tornar Sócio do Clube (R$ 1.000,00) e realizar a inspeção do veículo.
A vistoria e inspeção, verifica itens de “mecânica”, “parte elétrica”, “parte externa
do veículo” e “interior do veículo”, todos com diversos subitens na análise. A cada um desses subitens são atribuídos pontos, de zero a cinco. Para ser aprovado, o carro tem de somar no mínimo 80 pontos, em 100 possíveis. O ideal é que o carro esteja o mais próximo possível da originalidade. E, por originalidade, entenda-se peças originais, e não apenas no padrão original.
Passando no crivo e análise, O fusca ganha o selo do Clube e o Certificado de Originalidade com o QR Code de homologação. Esse documento é entregue ao Detran, que providenciará a alteração da categoria ao automóvel, de “passageiro” (PAS/Automóvel) para “coleção” (COL/Automóvel). Uma nova "placa preta" no modelo Mercosul, é emitida.
Com isso a tradicional placa preta, que por muitos anos foi sinônimo de carros antigos e clássicos, agora muda de cor e entram os caracteres prateados.
Entenda a Pontuação:
Equipamentos obrigatórios: limpador de para-brisa, freio de estacionamento, roda sobressalente, macaco e chave de roda, extintor de incêndio, triângulo de segurança, funcionamento de luzes (faróis, faroletes de ré, de placas, setas, quando pertinentes).
1) Mecânica (34 pontos)
Motor: Bloco de motor/coletores (0 ou 5)*
Latarias (5)
Carburador/filtro de ar (3)
Distribuidor/cabos de velas (0 ou 3)*
Transmissão: Caixa de câmbio/diferencial (0 ou 2)*
Suspensão: Amortecedores/elementos essenciais (0 ou 2)*
Rodas (5)
Pneumáticos (4)
Freios (5)
2) Parte elétrica (11 pontos)
Voltagem (0 ou 4)*
Instalação elétrica (0 ou 2)*
Dínamo/alternador (3)
Bobina/magneto 0 ou 2)
3) Parte externa do veículo (33 pontos)
Carroceria 5)
Pintura (8)
Cromados, frisos e adornos (5)
Para-choques 5)
Calotas 3)
Faróis e lanternas (0 ou 5)
Vidros (0 ou 2)
4) Interior do veículo (22 pontos)
Painel (6)
Estofamento 4)
Laterais de porta/forração de chão (3)
Forração de teto 2)
Volante (3)
Tapetes (0 ou 2)*
Maçanetas (0 ou 2)*
* Não há pontuação intermediária. Ou é nota máxima, ou zero.