Veja como Substituir a Mangueira Plástica do Respiro Óleo do Fusca
- Leandro Maraccini Claro
- 26 de dez. de 2020
- 1 min de leitura

Vazamento de óleo pelo respiro não é, normalmente, um problema tão urgente, mas requer atenção. Isso porque o respiro serve justamente para aliviar a pressão dentro do filtro e não é de se esperar que o carro perca muito óleo dessa maneira.
É senso comum que, quando isso acontece, o motor exige retífica. Mas há outras causas mais simples, ocasionados por erros cometidos pelo proprietário, frentista do posto ou mecânico, que podem causar o vazamento e que são de fácil solução. É recomendável que você verifique tais problemas (ou peça para um mecânico de confiança fazê-lo) antes de partir para uma solução mais cara, como troca da junta do cabeçote ou retífica.
Como funciona o respiro do motor? O óleo esquenta e, por isso, se expande. Uma parte dele evapora e vai para o respiro, uma peça que recebe o vapor do óleo em alta pressão e o esfria, condensando-o e devolvendo ao sistema de lubrificação. Ou seja: os gases não devem escapar para a atmosfera nem vazar.

No caso dos modelos VW Fusca, esta evaporação precisa escorrer por meio de uma simples mangueira plástica de 12, com aproximadamente 30 centímetros. A mangueira anterior estava há muito tempo em uso no nosso @fuscabranquinho74. Compramos um novo modelo com 2 metros no @mercadolivre. Paguei R$ 23,00 e já realizei a troca. Deu outra aparência no motor do nosso VW Fusca 74.

Fotos: Leandro Claro
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